Igreja matriz
Construída em 1737, é uma das igrejas mais antigas do concelho de Castelo de Paiva, com um valor artístico incalculável, não só pelo esplendor barroco do seu interior, mas também pelas seis esculturas de pedra que representam santos apóstolos, localizadas no adro do templo.
Capela de Santo Adrião
Localizada no Monte de Santo Adrião, construída em 1766, local onde se realiza a romaria
Outros locais de interesse turístico:
Alto do monte de Santo Adrião
Local privilegiado para se ter uma visão sobre grande parte do concelho de Castelo de Paiva e quando o tempo permite sobre toda a área das margens do Douro. Embora não seja possível ver o rio propriamente dito, é possível ver o grande Porto e zonas dos concelhos de Gondomar, Penafiel e Cinfães.
Barragem do seixo
Entalada entre os montes de Santo Adrião e de Lobão, junto a EN 224, fica a Barragem do Seixo.
Um pequeno local tranquilo, muito apreciado pelos pescadores da zona (embora a pesca não seja permitida!), onde é possível desfrutar de um ambiente muito agradável e calmo, junto a uma lagoa abastecida por um riacho que nasce nas encostas da serra.
Margem do rio Sardoura
O Rio Sardoura é um dos afluentes do Rio Douro, onde desagua na margem sul que banha o concelho. Nasce na Lomba dos Burros, no limite geográfico entre duas freguesias : S. Eulália (Arouca) e Real ( Castelo de Paiva ), por onde inicia o seu percurso de 18 km até desaguar no Douro. As transparentes águas que percorrem este vale dão origem ao Rio Sardoura, dividindo o concelho ao meio, visto que atravessa toda a freguesia de Real, de sul para norte e passa pelas freguesias de S. Martinho e Santa Maria de Sardoura.